segunda-feira, janeiro 31

Meu sonho é ser Criança!

Já falei como as crianças são incríveis? Pois bem, a cada dia uma me surpreende. Fico pasmo de como elas têm resposta para tudo! E o pior é que são respostas tão simples que elas falam com tanta naturalidade e clareza que se cria uma atmosfera de tanta obviedade que nos deixa com cara de tacho, tornando nossa pergunta besta. Mas também, à partir dessas perguntas, podemos notar que as crianças possuem muita experiência apesar do pouco tempo de vida.

Ocorreu um fato na qual não pude deixar de relatar quando estava na sala de aula da turma do segundo ano:

A professora estava trabalhando o alfabeto com um painel de rótulos, na qual as crianças relacionavam o rótulo dos produtos à sua escrita. Pois bem. Foi então que chegamos na letra U. E lá estava o rótulo do açúcar União.


A professora perguntou "Que letra é essa?".
E o coro respondeu "Letra UUUU!!".
A professora retrucou "E o que está escrito?".
E mais uma vez o coro "UNIÃOOOOOO!!".
Foi nessa que a professora soltou a isca "E esse União é marca do quê?".
Pra quê! Levantou-se um pequeno polegar saltitante dizendo "Professora! União é marca de amizade!".

Ai! Foi um tapa na cara! Na hora me veio à cabeça o pensamento de Paulo Freire, que diz que a palavra do mundo precede a leitura da palavra. Formidável!

Pensei: "Ensinamos às crianças o que elas não sabem, e elas por sua vez, nos ensinam o que esquecemos".
Um doce ajuda a lembrar o sabor da infância.


__________

Ah, não deixem de nos seguir no Twitter e no Facebook

3 comentários:

Paula Eternal disse...

Ai...doeu esse tapa MESMO.

Eu lembrei do meu primeiro emprego, eu tava super nervosa corrigindo as lições de uma galerinha no Kumon, ai veio um microbio de 7 ou 8 anos perguntar se a lição já tava corrigida. Eu, bem ríspida, disse "não!". Ela sorriu e falou "não se preocupa, é muito comum as pessoas ficarem nervosas no primeiro dia, mas você vai se sair bem" e ficou ao meu lado, esperando eu corrigir.

A minha minha boca, eu entreguei a lição ROXA de vergonha e depois enterrei a cara no meio das folhas. E até hoje eu respiro umas 20x antes de começar algo, pra não dar outra bola fora.

Felps disse...

Em COLUNAS á direita, tem duas vezes #quinta

Unknown disse...

err... foda

Postar um comentário